quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dormir pode ser mais eficaz do que Malhar - Vogue Brasil

Olá mulherada, após algumas semanas de curso e correria, parei tudo ao ler uma matéria da Vogue Brasil que vale muito a pena conferir. "Dormir pode ser mais eficaz do que Malhar".. confiram aqui!

Vogue Barsil Dezembro/2012 - Todos os direitos Reservados


                     Entenda os mecanismos do corpo que justificam a escolha, na seqüência.
 
Todos os dias, quando o sol se põe, os níveis de melatonina, neurotransmissor que dispara o sono, começam a aumentar, enquanto a concentração de cortisol, hormônio associado ao estado de alerta e ao estresse, cai paulatinamente. A liberação de serotonina, outro neurotransmissor que regula, além do sono, o apetite e o ritmo circadiano (mecanismo que ajusta o relógio biológico), também diminui, preparando o corpo para o repouso restaurador. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que além de reparador, o tempo que passamos dormindo tem enorme influência no ponteiro da balança. O organismo recupera tecidos e sintetiza vários hormônios durante as oito horas de sono (recomendação média para um adulto). A atividade é tão intensa nesse período que o corpo usa a maior parte das calorias que ingerimos durante o dia na chamada taxa metabólica de repouso, responsável por cerca de 70% de nosso gasto calórico.
 
Vogue Brasil- Todos os direitos reservados

"Diversas pesquisas indicam que quem dorme menos de cinco horas, a longo prazo, ganha um sobrepeso de 36% em comparação com quem dorme duas ou três horas a mais", afirma Eduardo Nunes Salles, diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. De acordo com Luciana Palombini, especialista no assunto pelo Instituto do Sono da Unifesp, isso acontece porque dormir menos aumenta os níveis de grelina e diminui os de leptina, e a conseqüência é maior apetite. A leptina é um hormônio que estimula o gasto calórico, atuando no metabolismo da glicose e promovendo sensação de saciedade. Já a grenalina estimula o apetite.
Há dois anos, uma pesquisa realizada pelo Women's Hospital, em Boston, comprovou que dormir pouco também pode desregular o metabolismo da glicose. No estudo, os participantes que dormiram apenas cinco a seis horas por noite, por uma semana, desenvolveram resistência à insulina, o que resultou em maior quantidade de glicose no sangue, em níveis próximos ao dos diabéticos. E não é só: "Dormir pouco eleva a concentração de cortisol, que estimula o acúmulo de gordura, especialmente a abdominal, podendo levar à obesidade", alerta Luciana. É por essas e outras que especialistas defendem que, às vezes, é melhor dormir algumas horas a mais que madrugar para malhar, já que os benefícios do exercício não vão compensar esse desequilíbrio hormonal.
Se o seu problema é pegar no sono, a alimentação certa pode ajudar – e, aqui, carboidratos não são vilões: grãos, mandioca, batata e cevada contêm triptofano, um precursor da serotonina que ajuda a embalar a noite. "Evite comer em excesso, especialmente gordura", ensina Heloisa Guarita, nutricionista e mestre em psicobiologia no Instituto do Sono da Unifesp. E pare de achar que um copo de vinho vai ajudar a dormir mais rápido: "Apesar da moleza que causa, o álcool vai interferir na qualidade do sono depois". FLAVIA GALEMBECK
Se você consegue associar uma boa noite de sono a uma rotina regular de exercicios fisícos, parabéns você vai colher os beneficios em dobro.

Bjins meninas!!
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Obrigada por me seguir flor.Também estou te seguindo.Beijos http://apensasrosa.blogspot.com.br/

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  2. Oi minha linda muito obrigada pela visita :)
    Já estou te seguindo, sucesso!
    Beijinhos♥

    www.sempremissmakeup.blogspot.com.br

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    1. Oi lindona!! Muito obrigadam fico feliz em contar com vc por aqui!

      bjins

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  3. É um prazer tê-la conosco, aguardamos seus dados abaixo:
    LINK DO SEU BLOG
    TURMA escolhida
    NOME DO AUTOR DO BLOG
    SEU E-MAIL
    link do facebook
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    Estado que reside


    para incluirmos seu link em nossa lista, e desfrute de tudo que a parceria te proporciona.
    Obrigada!
    Abraços!
    Siglea & Marcia
    Blogueiras Unidas

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  4. Olá tdo bem? Incrivel eu ler isso hj, pq ja faz mto tempo q nao durmo mais q 5h.. e ontem fui dormir 1h da madrugada e acordei (fato inedito! rsrs) as 10 da manha realmente me sentindo mais magra, até comentei "nossa minha barriga ta tao muchinha..." kkkk
    Adorei o post!
    Bjs*

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    1. Que Maximo... Então funciona mesmo, que bom!! Eu sou quase um Urso pra dormir..kkk sempre quando posso imberno mesmo..rsrrs e me sinto muito bem principalmente quando posso tirar aquele cuchilo atarde..humm muito bom! Então já sabe em, continue a praticar uma boa noite de sono.. bjins!

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  5. Oie, tudo bem?
    Obrigada por me seguir.
    Adorei seu blog, estou te seguindo. Bjao!

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  6. Ebá que bom que gostou!! Fique a vontade por aqui Amalia! Bjins

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  7. vishi agora vou dormir muito mais HAHAHAHAHAH

    seguindo, se puder segue de volta?

    http://cottonnccandy.blogspot.com.br/

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  8. Opá Lindona é isso ai, bora domrir todo mundo!! rsrs A gente nessa vida corrida adora uma farrinha até tarde, ainda mais no fim de semana..! Mais dormir é bom, nossa auto-estima agradce..kkkk

    Há já to te seguindo desde ontem rsrsrrss

    bjins e seja muito bem vinda por aqui!!

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  9. Que ótimo ler isso, agora posso dormir muito mais. Amei o post e o blog querida, um beijo!

    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

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    1. é mesmo.. vamos aproveitar os beneficios do sono e dormir bastante!! rs


      Bjinsssss

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  10. muito bonito seu blog, e a dona do blog tmbm rsrs estou seguindo bjus

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  11. Opá, obrigada pela visita!!

    Fui visitar o seu blog tb.. curti!

    bj

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  12. Muito ótimo seu blog!Adorei o post,ótimo conteúdo!



    bjs!

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